A Sequência Didática
elaborada em grupo foi aproximadamente essa que apresento a seguir.
Vale salientar que
adaptei um pouco, à minha maneira, a decisão do grupo.
Texto: Avestruz –
Mario Prata
Série a que se
destina: 7º ano EF
A SD é dividida em 3
etapas:
I - Antes da leitura
APRESENTAÇÃO do TÍTULO
: Avestruz
A)
Sondagem do
conhecimento prévio do aluno.
( Oralidade)
a)
Você conhece “avestruz”?
b)
Como imagina que seja?
c)
Descreva.
B)
Levantamentos de
hipóteses
(expressão imagética)
a)
Faça um desenho do que
você descreveu.(recolher os desenhos)
b)
O que vai contar esse
texto? (anotar na lousa as hipóteses)
II – Durante a leitura
A)
Professor efetua a
leitura de trechos que descrevem a/o avestruz duas ou três vezes .
“E fiquei a observar a
ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza,
minha amiga. Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e
cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em
tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, [...].
E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato. [...]
Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia
mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas.[...] Outra
coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé
[...] elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e
madeiras.”
·
Professor
solicita que desenhe novamente, mas
agora, com base no que está sendo lido: corpo, pescoço, asas, pernas e pés.
(recolhe os desenhos).
B)
Distribuir o texto
para uma leitura pessoal e silenciosa feita pelos alunos. Orienta-los a
assinalar palavras que prejudicam a compreensão deles, procurar no dicionário e
organizar um glossário (que é o sentido adequado ao texto em questão). Fazer o
balanço : organizar na lousa o glossário da classe.
C)
Fazer a leitura das
informações periféricas. (autor, data, fonte etc) e checar as hipóteses
descartando as inválidas.
D)
Fazer a leitura para a
turma. Identificar se se trata de um texto narrativo. Qual gênero da tipologia
narrativa (crônica). Em um segundo momento, ler identificando os elementos que
definem a Narração (narrador - 1ª ou 3ª pessoa-, personagens, tempo,
espaço, enredo- situação inicial, conflito, desfecho) e as
características da crônica (texto curto, tema do cotidiano e real, linguagem
leve e fácil, mexe com os sentimentos do leitor fazendo humor, crítica ou
poesia,etc)
E)
Qual é o tema? (salientar
que avestruz não é o TEMA, mas sim, o presente que o filho da amiga quer; fazer
a diferença entre título e tema; falar da importância de um título que desperte
curiosidade e não que revele o tema)
F)
Qual foi o argumento
que o narrador usa para convencer o filho da amiga que avestruz não seria um
presente viável para levar no dia do aniversário? Você entende a expressão “ter
estômago de avestruz” depois dessa leitura?
III- Após a leitura.
A)
Apresentar uma foto ou
vídeo de avestruzes. Devolver as produções de imagens do animal.
B)
Checar as hipóteses
que ainda são válidas tanto com os desenhos feitos assim como as suposições do
texto. ( ir limpando a lousa e ao mesmo tempo os ruídos comunicativos!)
C)
Confirmar se há HUMOR
no texto. (uma das características de crônica narrativa)
D)
PRODUÇÃO: Escreva a Manchete
de Jornal, de forma a despertar o interesse do leitor- vender jornal- que
seja baseada em alguns elementos dessa crônica.
Um comentário:
Texto Avestruz
Atividades para série: 7º ano
quantidade de aulas: 12.
1º Pesquisa do nome da ave original da ave (troca de informações oralmente).
Título o que se trata?
2º Apresentar um documentário breve de informação sobre a ave.
3º Produzir uma ficha técnica do animal (usando uma reportagem e a pesquisa do peso, altura).
4º Apresentação do texto “ Avestruz”.
5º Fazer a socialização dos grupos, quais as inferências feitas por ele.
6º Passar o filme: “Os pingüins do papai” e relacionar com o texto “ Avestruz.”
7º Relatar como seria a criação de um avestruz (troca de informação).
8º Informe como seria criar gaivotas e um urubu dentro de casa as dificuldades que teria e quais os benefícios.
9º Fazer a pergunta se eles tem um animal de estimação, se sim, escreva como é a rotina de cuidados com o animal, se não: Qual o animal gostaria de ter? quais os cuidados que você imagina que teria com ele.
10º Após as observações feitas pelo professor, reescreva a sua produção textual da questão 9.
11º Baseando se na sua produção de texto (questão 9) elabore um cartaz com informações sobre o seu bichinho, cachorro o nome próprio, foto, raça: (tamanho, alimentação etc).
Postar um comentário